Tesouro Direto
Na prática, o Tesouro Direto é um site onde o investidor acessa e navega por entre telas de escolha e negociação, como se estivesse em um site de compras pela internet.
Para ter acesso ao site do Tesouro Direto, o investidor deve ter cadastro e contrato de Tesouro Direto assinado com uma corretora de valores, como o Renatrader.
Para abrir a conta o investidor precisa de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. A documentação é enviada por correio junto com a ficha cadastral na corretora.
Com a conta aberta na corretora, o investidor recebe um e-mail com usuário e senha para acessar o canal do Tesouro Direto.
Após a abertura da conta, o passo seguinte é o de envio de valores para sua conta na corretora. Os depósitos só podem ser feitos através de DOC ou TED.
Envie valor suficiente para suas transações, incluindo os custos operacionais. É importante saber também que os depósitos só podem ser aceitos vindos de uma conta no seu nome.
Com o depósito feito e verificado, acesse o site do Tesouro Direto e selecione os títulos que deseja comprar. Ao clicar em “Confirmar compra”, o processo de aquisição estará finalizado.
O débito referente ao pagamento ocorre em um dia útil, bem como o recebimento do título em custódia. Este prazo recebe o nome de processo de liquidação.
O investimento através do Tesouro Direto pode ser considerado um investimento de liquidez. A compra de títulos públicos pode acontecer todos os dias, já as vendas ocorrem apenas às quartas-feiras.
Caso o investidor precise, a recompra é garantida pelo Tesouro Direto. Ou seja, se você desejar vender seu título antes do prazo, o governo garante que compra de volta.
Para comprar títulos públicos o investidor paga 0,1% referente à negociação. Também é pago o valor de 0,3% ao ano à CBLC pelo serviço de custódia dos títulos públicos.
O Renatrader cobra também a taxa de administração no valor de 0,2% ao ano sobre o valor comprado pelo investidor.
A tributação segue a tabela de renda fixa, com pagamento na fonte, ou seja, a obrigação de apuração, desconto e pagamento é da corretora.
Isso significa dizer que a alíquota máxima é de 22,5% do lucro líquido, que vai decaindo com o tempo até chegar ao valor mínimo de alíquota em 15% ao ano sobre o lucro líquido.
`
Dica do Din Din: teste o que aprendeu nesta etapa antes de seguir em frente!