Tesouro Direto
O Tesouro Direto é o canal de compra de títulos de dívida vendidos pelo governo federal para o pequeno investidor.
Isso significa dizer que, quem compra estes títulos de dívida se torna credor do governo federal, e por isso, recebe a rentabilidade de um investimento de baixo risco.
Investir no Tesouro Direto é uma das melhores opções para adicionar investimentos de baixo risco à sua carteira de investimentos.
Além disso, é um investimento bastante flexível e acessível mesmo a pequenos investidores. O custo de operar no Tesouro Direto também é bem baixo.
O Tesouro Direto foi criado em 2002 pelo Tesouro Nacional em conjunto com a CBLC para permitir que o investidor pessoa física pudesse comprar títulos diretamente pela internet.
O Tesouro Direto tem como objetivo democratizar o acesso a investimentos em títulos da dívida pública federal através de um sistema simples e prático.
Para investir no Tesouro Direto, o investidor precisa buscar de uma corretora de valores habilitada no Tesouro Direto.
O Renatrader cumpre exatamente esta função, ajudando você investidor a ter acesso ao site do Tesouro Direto.
O sistema inteiro é seguro. O site do Tesouro Direto possui protocolo de segurança (SSL, Secure Socket Layer) com chave de criptografia.
Além disso, seus títulos comprados ficam guardados na CBLC, que garante a integridade da propriedade em seu nome. Eventuais movimentações financeiras só podem ocorrer para contas em seu nome.
Os títulos se dividem em dois tipos: pré-fixados possuem rendimento determinado já na emissão e pós-fixados, possuem rendimento determinando por um indexador que varia de valor.
No geral, o investidor deve preferir títulos pré-fixados se acredita na queda de juros da economia. Já se o investidor acha que os juros vão subir, ele deve preferir os títulos pós-fixados.
São três os tipos de títulos públicos atualmente negociados: Letra Financeira do Tesouro (LFT), Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Nota do Tesouro Nacional (NTN).
Cada título ou tipo de emissão de título possui características quanto ao valor de rendimento, é importante saber as características antes de comprar o título desejado.
Todos os títulos públicos possuem uma data de vencimento determinada no momento da emissão, onde após o vencimento, ocorre o crédito em conta do investidor.
Apesar da data de vencimento, se o investidor preferir, o título público pode ser vendido antes do prazo final, para que o investidor possa realizar a parte do lucro antes do prazo final.
Dica do Din Din: teste o que aprendeu nesta etapa antes de seguir em frente!