Bolsa de Valores
Antes de começar a investir é preciso definir seu perfil, decidir o nível de risco para depois então escolher o tipo de investimento.
O perfil do investidor pode ser conservador, que aceita somente baixo risco, moderado, que aceita alguns riscos, ou arrojado, que aceita muito risco.
Além do perfil, o investidor precisa saber a sua necessidade de tempo para ter o capital de volta. O investidor pode adotar um perfil de curto prazo, ou seja, com horizonte de manter por até um ano o investimento, ou longo prazo, quando pretende manter por vários anos.
Mesmo o investidor de longo prazo pode trocar entre tipos de investimentos no curto prazo, com objetivo de melhorar seus ganhos.
Como uma alternativa aos investidores mais conservadores, a corretora pode oferecer produtos de renda fixa como debêntures e tesouro direto.
As debêntures são títulos de dívida emitidos pelas empresas. Já o tesouro direto é o canal de compra e venda de dívida pública federal.
Como uma alternativa aos investidores mais moderados e arrojados, a corretora pode oferecer produtos de renda variável como ações e derivativos.
As ações são títulos de propriedade emitidos pelas empresas. Já os derivativos são investimentos que variam bastante e podem ser alavancados.
Diversificar é comprar várias ações de vários setores diferentes, ao invés de concentrar investimentos numa única ação ou único setor.
Diversificar é uma alternativa para diminuir o risco do investidor sem diminuir o investimento em ações. A diversificação faz com que o investimento em ações se torne tranqüilo.
Avaliar as ações é uma atividade constante do investidor que busca melhorar o desempenho de suas aplicações. A corretora pode ajudar o investidor fornecendo avaliações prontas.
Existem dois modelos de avaliação: análise técnica e analise fundamentalista.
O investidor deve saber que qualquer investimento está sujeito a riscos, dependendo do investimento, mais ou menos riscos.
Para avaliar e diminuir riscos é importante avaliar bem os investimentos e decidir conscientemente sobre quais ações comprar e quais ações vender.
Dica do Din Din: teste o que aprendeu nesta etapa antes de seguir em frente!