Bolsa de Valores
Mercado financeiro é o ambiente onde os recursos poupados das pessoas e empresas encontram as pessoas e empresas que precisam de financiamento.
Em troca do risco do financiamento, os devedores remuneram juros para os credores. O intermediário entre poupadores e tomadores de recursos é a figura do banco.
São participantes do mercado financeiro todos aqueles que poupam, tomam empréstimos ou intermedeiam operações financeiras, como bancos, corretoras, bolsas e o próprio governo.
Todos podem ser participantes do mercado financeiro, basta para isso poupar ou tomar dinheiro emprestado.
É a parte do mercado financeiro responsável pelo investimento direto nas empresas, sem intermediário bancário, cujo objetivo é rentabilizar o capital investido.
É neste ambiente que está o mercado de ações e outros títulos de emissões de empresas, e até mesmo a pessoa física pode interferir.
É a parte do mercado financeiro onde ocorrem as transações com moeda estrangeira, e por onde o estrangeiro tem acesso aos nossos mercados financeiros.
É o mercado responsável por inserir o Brasil no contexto global, habilitando tanto brasileiros investirem no exterior como estrangeiros investirem no Brasil.
As taxas de juros remuneram os poupadores e incentivam a entrada de novos recursos disponíveis para os tomadores de empréstimos.
As taxas de juros no Brasil são direcionadas pela inflação e pela taxa de juros que o governo brasileiro define para o pagamento de sua dívida, a taxa definida pelo COPOM.
Em resumo, a economia brasileira gira em torno do que foi apresentado até agora, taxas de juros, inflação, crescimento das empresas e disponibilidades dos poupadores.
Tudo isso acaba influenciando o nível de consumo da população, taxa de desemprego e câmbio. Também causam influência as importações e exportações brasileiras.
Maior inflação faz com que você perca poder de compra de produtos e serviços. Poupar e investir são formas de se proteger da inflação.
Investir em empresas que se destacam na economia é uma maneira de ganhar mais que a média das pessoas que poupam, fazendo com que seu patrimônio seja maior que a média no futuro.
Dica do Din Din: teste o que aprendeu nesta etapa antes de seguir em frente!